Plastivida.png
Plastivida

SOBRE: Melhoria de práticas sociais através da reutilização e reciclagem dos materiais plásticos na cadeia produtiva de química e plásticos de alagoas.

As empresas do setor de química e plástico, incluindo as cooperativas recicladoras e profissionais artesãos que utilizam material reciclado como matéria prima para criação de produtos, necessitam de conhecimento sobre as melhores práticas de reaproveitamento do plástico. Por este motivo, existe atualmente uma necessidade urgente de qualificar a mão-de-obra local no tocante à reutilização dos resíduos plásticos nas empresas e capacitando os cooperados recicladores no correto manuseio na separação, tratamento e reutilização de material plástico reciclável.

Neste sentido necessitamos proporcionar, no ambiente do projeto, condições às pequenas empresas que compreendem os elos da indústria de química e plástico e cooperativas recicladoras, com capacitações, palestras, oficinas e consultorias na área de reciclagem, contribuindo desta forma para o atendimento de um elo fragilizado da cadeia do plástico.

 

PROJETOS: Educação Ambiental

PERÍODO DO PROJETO: Julho de 2009 a Julho de 2011

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

  1. Esclarecer e incentivar a coleta seletiva e o reaproveitamento de resíduos plásticos

  2. Conscientizar, capacitar e melhorar processos da produção das empresas que coletam, separam e reciclam materiais plásticos

  3. Melhorar os processos de produção

  4. Gerar empregos e renda

ESCOPO: a educação ambiental, esclarecimento e incentivo para a coleta seletiva bem como atender às necessidades de cerca de 40 pequenas empresas ligadas à terceira, quarta e quinta geração, além de cooperativas que trabalham com a coleta, separação e reciclagem de materiais plásticos, com ações de capacitação, conscientização e melhoria dos processos de produção com reaproveitamento de resíduos nas indústrias de Química e Plástico, em consonância com as necessidades dessas pequenas empresas, cooperativas e trabalhadores, proporcionando a estes a oportunidade de geração de emprego e renda em uma atividade ambientalmente correta e sustentável, com a redução de resíduos plásticos no meio ambiente.

Plastivida - Projeto Alagoas.png