© 2016 por chmcorpp - www.chmcorpp.com.br

  • Facebook Basic Black
  • LinkedIn Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

ETIQUETA SOCIAL E BOAS MANEIRAS NO MUNDO PROFISSIONAL

July 4, 2017

Etiqueta vem do francês étiquette significa um conjunto de formas, práticas, regras, estilo ou praxes cerimoniosas em uso na sociedade. Já social tem a tendência de viver em sociedade.

 

Resumindo etiqueta social é o conjunto de regras de comportamento dentro da sociedade.

 

Já boas maneiras significa agir com respeito em relação a outras pessoas e se fazer respeitar também.

 

Existem relatos que a etiqueta ganhou grande importância e divulgação na corte de Luís XIV na França, já no Brasil foi D. João VI que implantou a etiqueta quando transferiu a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, sendo criado para diferenciar o comportamento de um grupo social.

 

Para algumas pessoas etiqueta e boas maneiras não passam de futilidade, mas ela é essencial para uma boa convivência. Até os dias atuais a etiqueta é vista como sinal de boa educação e status social.

 

Cada cultura possui suas regras próprias, sendo assim quando viajar para outro país procure ler um pouco sobre os hábitos da população local. O que para nós pode ser bobagem em certos lugares pode ser tido como uma grosseria. Como por exemplo, um almoço profissional na Índia deve-se pegar a comida apenas com a mão direita.

 

Comportamentos adequados e éticos aumentam a confiança como ser sociável e profissional.

 

A etiqueta social e boas maneiras deve-se ser passada de geração para geração e estar dentro do ensinamento das crianças, como respeito ao próximo, bom senso, bons modos, não somente na família, mas também na escola, trabalho e convívio social.

 

Ter boas maneiras e etiqueta social cabe em todas as situações e ocasiões como: academia, festas da empresa, na internet, nas viagens, lugares públicos, casamentos, aniversários, etc. Isso se dá através de nossa vestimenta, linguagem corporal e verbal, cumprimentos, gestos e atitudes. 

 

Uma pessoa educada se torna mais agradável a convivência, em outras palavras gentileza gera gentileza, respeito gera respeito.

 

“No que diz respeito à etiqueta, as regras existem para facilitar a nossa vida e não para complicar. São formas de comportamento testadas e modificadas através dos séculos para que o entendimento entre as pessoas possa fluir com mais naturalidade.” Claudia Matarazzo.

 

Instagram: Melissa Salzani

Share on Facebook