DECISÕES ESTRATÉGICAS COM VELOCIDADE, ASSERTIVIDADE E SEGURANÇA
Atualizado: 1 de ago. de 2021
Os executivos responsáveis pela gestão de uma empresa investem a maior parte do tempo tomando decisões estratégicas para garantir o alinhamento entre os sistemas interno (forças e fraquezas) e o externo (oportunidades e ameaças) durante as execuções dos projetos que foram selecionados e priorizados para desdobrar o plano formulado e aprovado pelo conselho.
A tomada de decisão fica mais fácil quando há acesso às informações confiáveis e no tempo correto. Porém, para chegar no estágio de excelência é preciso preparar um centro de inteligência interno que consiga transformar os insumos (dados) em informações relevantes.
A área de inteligência de mercado é justamente a linha que conecta o ambiente externo e interno da empresa transformando os dados em informações, as quais irão alicerçar as novas diretrizes das empresas diante as mudanças constantes e aceleradas. No entanto, o que tornará a empresa disruptiva ou não ainda serão as decisões que precisarão estar ancoradas em um ecossistema complexo, holístico e sustentável. No entanto é preciso mudar o mindset de respostas certas para perguntas certas.
Até 2011, antes da liberação do Power BI da Microsoft, adquirir um software de BI no mercado era extremamente caro e ainda demandava uma customização e programação para transformar os dados em informações que também exigiam um alto investimento tornando praticamente inviável para empresa micro, pequena e até de médio porte, contratar estes serviços, dependendo do setor.
Hoje já é possível gerar relatórios com informações que apoiarão líderes a tomarem as suas decisões com mais velocidade, assertivividade e segurança.
Comments