top of page

EMPRESAS DE MÓVEIS FORMAM CONSÓRCIO PARA EXPORTAR AO MERCADO ÁRABE


Um grupo de empresas brasileiras do setor moveleiro está formando um consórcio de exportação com o objetivo de promover a venda de móveis e objetos de alta decoração para os países árabes. O CHMCorpp, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Móveis de Alta Decoração (Abimad), pretende fazer sua estreia na Index, feira do setor que vai ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 28 de novembro e 02 de dezembro.


"O mundo árabe é um mercado que está totalmente em expansão", disse Rafael Molon, responsável pelo departamento de Relações Internacionais da Abimad, ao falar sobre a escolha da região como meta do consórcio. "O principal comprador dos móveis brasileiros na região são os Emirados Árabes Unidos, também vistos como uma das principais entradas de produtos brasileiros no mercado árabe", afirmou ele, ao justificar a participação na Index. "Consideramos a Index a feira mais importante do setor na região", acrescentou.


No ano passado, as exportações brasileiras de móveis para os países árabes renderam US$ 5,6 milhões, ante US$ 800 mil em 2003, um aumento de 600%, conforme a ANBA revelou em março. De acordo com Molon, além dos Emirados, os produtos brasileiros são comercializados também na Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Catar, Kuwait, Omã, Bahrein, Líbano e Iêmen. A participação de empresas brasileiras na Index tem promoção da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.


O público alvo das empresas são os lojistas que trabalham com produtos finos para residências, hotéis e restaurantes. A partir da Index, a associação vai selecionar cinco empresários árabes interessados em fazer negócios para visitar, com tudo pago, a International Furniture Fair, que será realizada pela Abimad em São Paulo em fevereiro de 2006.


De acordo com Molon, além dele, vão participar da Index o diretor do consórcio, Carlos Moreira, e representantes das empresas. Até o momento sete companhias fazem parte do grupo: Niroflex, que fabrica estofados de couro; Century, de estofados em tecido; Modulaque, também de estofados em couro; Stone Design, que produz móveis para home theater, salas de jantar, aparadores e mesas de centro; Formanova Móveis, que fabrica produtos para salas de jantar, home theater e complementos; Mac Design, que trabalha com móveis para ambientes externos; e Antica, que comercializa móveis, quadros, vasos, luminárias e esculturas.


O consórcio de exportação para os países árabes será o terceiro criado pela Abimad. Antes dele vieram o Ineo Furniture, para atender a América do Norte e o Caribe; e o Marketplus, voltado para a América do Sul.


Sediada em Palhoça, Santa Catarina, a Abimad foi criada há pouco mais de dois anos e hoje reúne 160 fabricantes. "A política da Abimad para os próximos dois anos será o mercado internacional e vemos o mercado árabe como um dos principais atualmente", concluiu Molon.


FONTE: http://www.portalmoveleiro.com.br/redacao/noticias/not20051006_151252_86.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page